POETAS MAL COPIADOS

 



A Exposição apresenta uma seleção de obras de Rui Aguiar “más copias” de Poetas com os quais tem relações de amizade e de colaboração artística.
Estão expostos trabalhos do inicio da sua atividade artistica, dos anos 80, e trabalhos recentes. Pinturas e imagens digitais, umas montadas nos tradicionais suportes artisticos outras em pequenos videos.

Fernando Echevarría, Mário Cláudio, Mário Brochado Coelho, José Carlos Marques e Rita Moreira são os cinco poetas motivo.

A exposição é de entrada livre e estará aberta na Casa das Artes, Porto, de 27 de Maio até 31 Julho de 2023.

A exposição com curadoria da associação COARA revela na Casa das Artes um conjunto de obras recuperadas do espolio de Rui Aguiar exemplares do esforço que a associação vem fazendo na preservação de um património cultural essencial para se entender o ambiente artístico português dos ultímos 50 anos bem como dos diversos caminhos que a liberdade politica do pós 25 de Abril permitiu para a concepção da cultura visual e escrita contemporâneas.

Rui Aguiar – “Poetas Mal Copiados”
Um exercício de memória relativo a quatro momentos do percurso de Rui Aguiar, aos quais se juntam obras recentes e inéditos do início da carreira de um surrealismo abstrato surpreendente, constitui a base desta exposição. Expõem-se: as primeiras impressões digitais que serviram de base para as ilustrações do poema Corpo Intenso; colagens com manuscritos do longo poema Terra Sigillata realizados por Mário Cláudio em guardanapos e toalhetes de papel; Obras que afirmam a nobreza dos materiais do quotidiano e a circunstância do nascimento de uma obra artística, caraterística intrínseca a toda a obra de Rui Aguiar; os desenhos e colagens que originaram as gravuras para o livro de poesia Cinco Passos ao Sol; algumas obras da coleção “30 Outubros de Guerra“, titulo inspirado no poema Sétimo Outubro de Guerra. São trabalhos sobre a temática da guerra colonial e de outras guerras que se seguiram. Obras povoadas de memórias, "ecos e restos” de guerra reunidas para as comemorações dos vinte e cinco anos da Revolução dos Cravos e 30 anos de atividade; Avistamentos de uma sereia” impressões digitais em tela recentes. A Exposição apresenta obras de Rui Aguiar “más cópias” de alguns Poetas com os quais tem relações de amizade e de colaboração artística, umas montadas nos tradicionais suportes artísticos e outras em pequenos vídeos.
entrada livre até 31 julho 2023
Curadoria COARA