Coração de D. Pedro I e D. Pedro IV

 



Coração de D. Pedro I e D. Pedro IV.

Objeto artístico onde se reconhece conceitos inovadores que informaram o discurso poético e estético de Rui Aguiar ao longo da sua vasta carreia bem como um testemunho das raízes díspersas da arte do século XX.

São múltiplos e recorrentes em Rui Aguiar os momentos de criação de objetos com o recurso a uma simplicidade de meios e a reciclagem de materiais.


A obra retrata simbolicamente um momento da nossa história.

Guardado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, na cidade do Porto, repousa num recipiente de vidro, desde 1837, o coração de D Pedro IV, rei de Portugal (1798-1834) e 1º imperador do Brasil (1822). 

Antes de morrer, D.Pedro, o Libertador, deixou em testamento o cuidado do seu coração à cidade do Porto, onde viveu entre 1832 e 1833. Nessa época, das “Guerras Liberais”, disputa com o seu irmão Dom Miguel I o poder, conseguindo em conjunto com a população do Porto vencer o regime absolutista.

D Pedro é responsável pela independência do Brasil e pela implementação do regime liberal em Portugal. A obra de Rui Aguiar remete-nos para estes importantes acontecimentos da história de Portugal e do Brasil.


Neste ano de 2022, a propósito das comemorações dos 200 anos das lutas Liberais e da independência do Brasil, a obra pode ser apreciada na Exposição de RuiAguiar, “das raízes dispersas”, na Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão.

Coração de D. Pedro I e D. Pedro IV

2000

Metais, acrílico, espuma de poliuretano e tecido

33 x Ø51 cm

Peter I and Peter IV’s Heart

Metals, acrylic, polyurethane foam and fabric eme

#RuiAguiar

#CoraçãoDPedro