Expo. no Ecomuseu Marinha da Troncalhada






A instalação "Contemporaneidade Artística no Ecomuseu Marinha da Troncalhada: instalação de Artefactos" foi montada no ano de 2008 por Rui Aguiar. Tratou-se de uma exposição de cariz efémero, que face ao interesse despertado não chegou a ser desmontada como inicialmente estava previsto. Sendo reconhecidamente uma atração para visitantes e ferramenta útil como ponto de partida para conversas em torno da safra. Manteve-se na paisagem, resistindo tanto quanto pode (2014) ao tempo e há intempérie.

“Tendo como finalidade preservar a identidade e a memória colectiva das gentes da beira-mar, dando a conhecer a todos os aveirenses e àqueles que visitam a cidade de Aveiro as suas vivências e modos de vida,…” A exposição consistiu na instalação de artefactos de grandes dimensões (12 metros) rompendo com a paisagem salícola através de diferenciais de escalas: sal, janelas, argila, madeira e água.

“Esta manifestação é uma forma de criatividade e um exercício destinado à procura de inter-relações férteis entre variadas formas de mundivivência, conhecimento e abordagem do real.”