ANTOLOGIA 1972-2007


A Direcção Regional de Cultura do Norte promove, em colaboração com diversas Autarquias e Museus, a exposição de pintura "Rui Aguiar, uma Antologia 1972-2007"


"Na obra de Rui Aguiar, o acto de extrair dos hábitos diários lições de expressão artística constitui um dos seus elementos mais marcantes. Mas, por um lado, essa extracção é feita com uma enorme margem de sedução e encanto e, por outro, a troca activa que se estabelece entre o artista e o mundo não requer, muito menos abusa, da sua auto-representação." (Laura Castro)


"...Este artista compõe as suas obras com pequenos objectos ou com fotografias impressas dos mesmos, conferindo a esses objectos a dignidade de um universo estético. Os seus quadros são a exaltação do objecto arrancado à sua função quotidiana e chamado a desempenhar um papel dialéctico no diálogo das formas..." (José Maria M. França)


A mostra inclui trabalhos produzidos desde 1972, ano a partir do qual o artista expõe regularmente, em mostras individuais e colectivas, e será acompanhada por um livro editado pelas Edições Afrontamento que, para além das imagens da obra contém, ainda textos de Bernardo Pinto de Almeida, Eduardo Paz Barroso, Fátima Lambert, Fernando Azevedo, Fernando Pernes, Joaquim Matos Chaves, José Maria França, Laura Castro, Mário Cláudio e Tomáz Vieira.









Com inicio no Centro Cultural de Bragança e terminus no Museu Municipal de Penafiel a Exposição itinerante foi acompanhada pelo lançamento do livro:

Rui Aguiar - Antologia de trabalhos 1972-2007. 
Edições Afrontamento e Ministério da Cultura.